Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial

imagem sem descrição.

Como instituição integrante da Rede Federal de Educação Profissional, o IFPA atua em conformidade com os dispositivos da legislação específica da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) vigente, a qual concebe o ensino profissional, a partir de premissas que valorizam não só a integração e a articulação entre ciência, tecnologia, cultura e conhecimentos específicos, mas também o desenvolvimento da capacidade de investigação científica, como dimensões essenciais à manutenção da autonomia e dos saberes, necessário ao permanente exercício da laboralidade.

Definição e importância

O ensino deve organizar-se conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais, para a construção de competências associadas aos perfis profissionais de formação de seus cursos. Deve ser desenvolvido de forma articulada e integrada, ampliando os conhecimentos e inserindo os estudantes na comunidade local, tornando a instituição e o estudante importantes agentes na transformação e no desenvolvimento regional.

Neste sentido, as ações educacionais do IFPA sustentam-se nos seguintes princípios:

- Responsabilidade social;

- Garantia da qualidade dos programas de ensino, pesquisa e extensão;

- Compromisso com a tecnologia e o humanismo;

- Respeito aos valores éticos, estéticos e políticos;

- Articulação com empresas, família e sociedade;

- Currículo Integrado;

- Verticalização do ensino e a sua integração com a pesquisa e a extensão;

- Difusão do conhecimento científico e tecnológico, e suporte aos arranjos produtivos locais, sociais e culturais.

Objetivos

O objetivo geral do ensino no IFPA é promover a educação profissional e tecnológica em diferentes níveis e modalidades, com vistas ao desenvolvimento regional sustentável, valorizando a diversidade e a integração dos saberes. Para alcançar esse objetivo, faz-se necessário:

- Consolidar as ações de Ensino, Pesquisa e Extensão;

- Fortalecer as políticas de acesso, permanência e inclusão social no IFPA;

- Investir na melhoria da qualidade da educação ofertada.

Informações retiradas do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFPA 2014-2018. Saiba mais aqui.